Quem sou eu

Andréa C. Ferreira - Rio de Janeiro,RJ, Brasil- Graduada em Nutrição, com especialização em Nutrição Clínica. Meu atendimento é composto por avaliação,acompanhamento nutricional e elaboração de dieta personalizada. Agende sua consulta domiciliar. Contatos: (21) 8755-9395 Email: andreanutrisaudavel@gmail.com Visite a página Falando de Nutrição no Facebook.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

A batata yacon e seus benefícios


Originária do Peru, a batata yacon é conhecida como a "batata dos diabéticos" por possuir propriedades reguladoras da glicemia. Embora tenha a aparência de batata, seu sabor e consistência  se assemelha ao da pêra., podendo ser consumida crua, em sucos e saladas.É rica em potássio,contém baixos teores de lipídios e proteínas, é menos calórica que a batata inglesa já que no lugar do amido, encontramos a inulina, carboidrato de baixa digestibilidade responsável por manter baixos os níveis de insulina e glicose sanguínea. Regulariza o funcionamento do intestino pela presença de fibras solúveis e prebióticos. Por se tratar de um alimento de baixo valor calórico é indicada para quem está controlando o peso.

2 comentários:

  1. Oi, Andrea
    Estou fazendo a dieta Dukan, será que posso consumir esta batata?
    Obrigada
    Marjorie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marjorie,

      A batata yacon é rica em frutooligossacarídeo (inulina) que é um tipo de carboidrato que não é facilmente digerido pelo intestino humano. Atua como um prebiótico intestinal,fazendo com que o intestino funcione melhor, evitando doenças intestinais e fazendo com que haja uma menor absorção de carboidrato/glicose pelo organismo. Por ser rica em fibras ajuda a potencializar a sensação de saciedade. Não vejo problemas em consumir na 2ª e 3ª etapas onde são liberados outros alimentos além das proteínas. Ressalto que, não sou favorável a este tipo de prática alimentar. A Reeducação Alimentar ainda é o método mais seguro e saudável para perda de peso e manutenção.
      Um abraço e obrigada pela visita

      Excluir