Quem sou eu

Andréa C. Ferreira - Rio de Janeiro,RJ, Brasil- Graduada em Nutrição, com especialização em Nutrição Clínica. Meu atendimento é composto por avaliação,acompanhamento nutricional e elaboração de dieta personalizada. Agende sua consulta domiciliar. Contatos: (21) 8755-9395 Email: andreanutrisaudavel@gmail.com Visite a página Falando de Nutrição no Facebook.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

ÓLEO DE CÔCO

Conforme prometi a vocês, hoje vamos dar continuidade ao assunto relacionado a alimentos termogênicos e falar sobre o óleo de côco.

O óleo de côco é fonte de TCM (triglicerídeos de cadeia média), um tipo especial de gordura que por ser facilmente absorvida e transformada em energia no fígado, não se acumula como gordura,podendo auxiliar na perda de peso por seu efeito termogênico.
A consistência do óleo de côco é líquida, mas varia para pastosa e às vezes chega a solidificar. Isto vai acontecer de acordo com a variação de temperatura, portanto se estiver mais frio o seu óleo de côco não permanecerá líquido. Essa alteração de consistência não interfere na qualidade ok? O ideal é utilizá-lo líquido para facilitar o porcionamento e, caso seja preciso, é só aquecê-lo em banho-maria.
Para usufruir de seu efeito como redutor de medidas, o óleo de côco pode ser consumido antes e após a atividade física, ou seja, meia hora antes e meia hora após a prática de seu exercício. Se você consumir antes das grandes refeições (almoço/jantar), ele aumentará sua saciedade e consequentemente você reduzirá a ingestão de alimentos.
Uma colher de sopa fornece 90 calorias e o recomendado é que sejam consumidas no máximo duas colheres de sopa ao dia.
Como usar:
Puro, em saladas, pode ser usado no preparo dos alimentos e até no pão ele é bem tolerado.
Não é indicado que a quantidade diária seja aumentada para potencializar resultados, pelo contrário, isso poderá trazer efeitos desfavoráveis e se tranformar em gordura estocada. "Tudo" o que não queremos não é mesmo? O óleo de côco possui diversos efeitos positivos para a saúde além de acelerar o metabolismo:
- Reduz o LDL (colesterol ruim) e aumenta o HDL (colesterol bom);
- Reduz os níveis de triglicerídeos;
- Regulariza a função intestinal;
- Previne o envelhecimento precoce;
- Auxilia no controle de  diabetes;
- Previne a osteoporose;

Nenhum comentário:

Postar um comentário