Quem sou eu

Andréa C. Ferreira - Rio de Janeiro,RJ, Brasil- Graduada em Nutrição, com especialização em Nutrição Clínica. Meu atendimento é composto por avaliação,acompanhamento nutricional e elaboração de dieta personalizada. Agende sua consulta domiciliar. Contatos: (21) 8755-9395 Email: andreanutrisaudavel@gmail.com Visite a página Falando de Nutrição no Facebook.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

ALIMENTOS TERMOGÊNICOS

Fique por dentro e saiba como eles podem lhe ajudar.

 Os alimentos termogênicos são aqueles que, quando digeridos aumentam a temperatura  interna corporal, proporcionando a queima de calorias e auxiliando no emagrecimento.
 Para alcançar a perda de peso, sua alimentação não deve se restringir a estes alimentos, mas a uma rotina alimentar adequada  e a prática frequente de atividade física
 É importante que você saiba que os alimentos termgênicos são contra-indicados em  casos de indivíduos com hipertensão arterial, cardiopatias, distúrbios da tireóide, alterações digestivas e outras intolerâncias alimentares.
 Vamos agora conhecer alguns destes alimentos:

PIMENTA CAIENA - Evita a formação de coágulos, aumenta a circulação sanguinea. Auxilia também na digestão. É fonte das vitaminas B1, B2,C e E. O consumo diário de 3g em saladas ou em outras preparações, pode aumentar o metabolismo em até 20%.

CHÁ VERDE - Reduz a compulsão por doces, regulariza o funcionamento intestinal. O consumo de quatro xícaras/dia é capaz de proporcionar a queima correspondente 70 calorias diárias.

CANELA - Além  da propriedade termogênica, atua na melhora do sistema imunológico. Pode ser usada uma pitada no café ou polvilhada em frutas.

GENGIBRE - Auxilia no tratamento de distúrbios respiratórios, previne alguns tipos de cãncer como o de cólon e o de ovário. Pode ser consumido como condimento em sopas, carnes em geral ou adicionado em sucos de frutas. Pode aumentar o metabolismo em até 20%.

CAFÉ - Sua característica termogênica se explica pela presença de cafeína que é um estimulante do sistema nervoso central.

ÁGUA GELADA - A ingestão de 8 a 10 copos de água gelada/dia, em temperatura inferior a 16ºC, pode resultar na perda de 200 calorias diárias. Isto ocorre pois é preciso elevar a temperatura da água até 37ºC que é a temperatura corporal interna resultando em maior gasto energético.

VINAGRE DE MAÇÃ - Uma colher e meia de chá duas vezes ao dia adicionado em água morna pode ajudar a reduzir a circuferência abdominal em 2,5cm .

 O óleo de côco também é um potente alimento termogênico e falarei dele separadamente em outra postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário