O mel é uma substância de sabor adocicado, produzida a partir do néctar das flores, mas nem todas as flores produzem néctar em quantidades suficientes para que as abelhas possam produzir o mel. Dá-se o nome de favo o conjunto de células de formato hexagonal, onde o mel é depositado na colméia.
A composição, coloração, viscosidade e também as propriedades contidas no mel variam conforme o tipo de florada de origem.
O mel é um alimento conhecido por suas propriedades antissépticas, antioxidantes e antimicrobianas, além de possuir alto valor enérgético.
Conheça as propriedades do mel de acordo com as floradas.
- Mel de assa-peixe: Tônico e depurativo do sangue. Tem efeito calmante e expectorante.
- Mel de cipó-uva: Atenua os efeitos do álcool e desintoxica o fígado. Age como um tranquilizante natural.
- Mel de eucalipto: Auxilia no combate de doenças respiratórias como asma, bronquite e tosse. Ação antisséptica em casos de infecções urinárias.
- Mel de laranjeira: Ação reguladora da função intestinal, possui efeito calmante e anti-espasmódico. Auxilia no combate a insônia e palpitações.
- Mel de morrão de candeia: Ação protetora do aparelho digestivo.
- Mel silvestre ou mil flores: É o tipo mais encontrado aqui no Brasil devido a grande quantidade de flores silvestres da nossa flora. Possui efeito laxante e auxilia na preservação do sistema imunológico.
Restrições quanto ao uso do mel na alimentação:
- Crianças menores de 2 anos não devem ter o mel introduzido em sua alimentação, pois devido a imaturidade do aparelho digestivo, correm o risco de contrair bactérias, entre elas o Clostridium botulinum que causa o botulismo. O botulismo é uma doença que atinge o sistema nervoso, interfere na comunicação com os neurônios, prejudicando a contração muscular levando à paralisia muscular.De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), pesquisas científicas apontam que "7% das 100 amostras de mel comercializadas em feiras livres, por ambulantes e mercados, em 6 estados brasileiros, estão contaminadas pelo bacilo".
- Por ser uma solução composta por açúcares, com predominância de glicose e frutose, não é um alimento indicado para diabéticos.
- Indivíduos com dietas de redução calórica.
O mel é um alimento rico em açúcares de propriedades funcionais que reduzem e impedem a formação de bactérias putrefativas no cólon. Além dos açúcares, contém proteínas, sais minerais, vitaminas e compostos voláteis que são responsáveis por diversas características como o aroma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário