Quem sou eu

Andréa C. Ferreira - Rio de Janeiro,RJ, Brasil- Graduada em Nutrição, com especialização em Nutrição Clínica. Meu atendimento é composto por avaliação,acompanhamento nutricional e elaboração de dieta personalizada. Agende sua consulta domiciliar. Contatos: (21) 8755-9395 Email: andreanutrisaudavel@gmail.com Visite a página Falando de Nutrição no Facebook.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

DIA NACIONAL DE COMBATE AO COLESTEROL ELEVADO

O dia hoje foi corrido, mas restou um tempinho para lembrar a você da importãncia de controlar o seu colesterol.
Saiba escolher as gorduras saudáveis que protegem o seu coração.
Existe mais de um tipo de colesterol: o LDL que é o clolesterol de baixa densidade, o HDL que é o colesterol de alta densidade e o VLDL que é o colesterol de baixíssima densidade. Muito se fala do HDL e do LDL e é importante compreender a diferença entre eles. O HDL é o colesterol bom que vai fazer uma limpeza em sua circulação sanguínea e evitar que se formem depósitos de gordura (ateromas).
 Já o LDL é o colesterol ruim, nocivo e é ele que vai se depositar nas artérias.

Fatores que levam a hipercolesterolemia:

  • Sedentarismo
  • Má alimentação
  • Obesidade
  • História familiar de hipercolesterolemia
  • Faixa etária (crianças e adultos)
  • Tabagismo

É importante saber que o colesterol tem funções específicas em nosso organismo. Atua na síntese de hormônios, atua como precursor de vitamina D, é também responsável pela produção e manutenção das membranas celulares. portanto, o colesterol transforma-se em "vilão" quando os níveis séricos encontram-se elevados.
 Não é só através da alimentação que o colesterol "entra" em nosso organismo, na verdade ele é produzido no fígado em quantidades significativas. É o colesterol endógeno.
 Introduza em sua alimentação, alimentos integrais, verduras, frutas, azeite extravirgem, evite gorduras saturadas, pratique atividade física e tenha hábitos de vida saudáveis.
Proteja o seu coração.
.
 
.



Nenhum comentário:

Postar um comentário